sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tenório sai e Alcides Antunes assume

Galera Tricolor, tivemos uma mudança significativa no comando do futebol Tricolor, o vice-presidente de futebol Ricardo Tenório um dos pilares da recuperação do Fluzão foi demitido nesta quinta-feira e em seu lugar assumiu Alcides Antunes q já esteve neste cargo em 1994 e 1995 (foi o responsável pela contratação do atacante Renato Gaúcho para conquista do Estadual de 95). O gerente Mario Bittencourt continua em seu cargo vai trabalhar diretamente com o novo vice. Antes de mais nada é bom se ressaltar o grande trabalho realizado pela dupla Tenório/Bittencourt nestes cinco meses, eles q pegaram o Flu cheio de problemas e quase rebaixado em 2009, mas conseguiram contornar os problemas e ajudaram a salvar o Tricolor do rebaixamento. Além desse grande feito, conseguiram aprimorar a gestão do futebol com a demissão do caro e pouco produtivo coordenador Cláudio Ibrahim, recontrataram o excelente médico Michael Simoni, profissionalizaram o processo de avaliação de jogadores por meio de um banco de dados de um competente observador técnico, conseguiram manter o elenco e a comissão técnica bem sucedidos do final do ano, contrataram cirurgicamente poucos e bons jogadores para as posições carentes (sem apostas absurdas, nem medalhões de baixa relação custo-benefício, como tem sido comum em anos anteriores), fizeram a pré-temporada com elenco completo e com os contratados chegando rapidamente (nota-se q o elenco demonstra um bom preparo físico e técnico já no início da temporada) e viabilizaram a importante reforma no gramado das Laranjeiras, de forma a evitar contusões que geram grande perda técnica e financeira ao futebol do clube. Enfim foram vários acerto, mas ao q parece Tenório é do tipo sargentão e esse seu jeito de mandar e impor atrapalhou um pouco sua relação com jogadores e comissão técnica. A insatisfação dos jogadores e integrantes do futebol tricolor, segundo informações de dentro do clube, teria sido iniciada pela intervenção do então diretor Ricardo Tenório na divisão do prêmio pelo não rebaixamento oferecido pelo presidente da Unimed, Celso Barros. A premiação, paga antes da equipe ter cumprido a missão de permanecer na série A do Brasileiro, foi dividida entre os jogadores, comissão técnica e apenas um integrante da diretoria de futebol. O vice-presidente ao tomar conhecimento da diferenciação teria determinado que todo o departamento, com exceção dele, recebesse e não somente o dirigente“preferido” dos jogadores (leia-se Alcides Antunes). Uma discussão entre Fred e Tenório, na pré-temporada em Vitória, teria aumentado ainda mais o desgaste do dirigente, q resultou na demissão. Segue abaixo a carta aberta de Tenório a impresa e a torcida Tricolor:

“Sou tricolor e acredito.

E foi por ser tricolor e acreditar, sempre, que assumi o cargo de Vice-Presidente de Futebol, num momento extremamente difícil para o clube. Um momento quase dramático. Matematicamente rebaixado, o Fluminense estava no fundo do poço, um time perdido e desmotivado. A mídia apontava a campanha como a pior da história tricolor no Brasileirão.

Por ser tricolor e acreditar, passei por cima de um turbilhão político e me propus realizar um trabalho incansável. Acompanhei cada passo do time, discuti estratégias, firmei parcerias…

É claro que meu trabalho foi contestado. Muitas vezes. É uma posição incômoda e polêmica, e eu não esperava um apoio irrestrito. Até porque, como dizia Nelson Rodrigues – um ilustre tricolor -, “toda unanimidade é burra”.

O fato é que, apesar de tudo, apesar das polêmicas, dos senões, das conversas de bastidores e outros problemas característicos do meio, o resultado do trabalho está aí. E isto é inegável.

Desde outubro de 2009, o time vence uma partida após a outra. Não só escapou do rebaixamento como, a cada jogo, mostra um futebol impecável. Há anos, meu clube não fazia uma campanha como esta. E eu me orgulho muito de ter feito parte desse processo.

Agora, depois de cinco meses à frente do futebol do Fluminense, com a certeza do trabalho feito – e bem feito -, estou saindo. Mas saio só do cargo. De ver meu clube ser administrado por pessoas competentes e sérias, de buscar sempre o melhor a cada ano, dessa torcida, não saio jamais. Porque sou tricolor. E acredito.”

Só o tempo dirá se a decisão tomada foi certa, mas antes de mais nada fica aqui meu agradecimento aos grandes feito de Tenório.

"Vamos Fluzão, Vamos Ganhar!"


Saudações Tricolores,

Um comentário:

Rodrigo Pinto disse...

Po qual é a lógica de se demitir o sujeito que vinha fazendo um ótimo trabalho no Flu?hahahah