domingo, 28 de março de 2010

Fluzão e Ambev


Galera Tricolor, o Fluminense selou um parceria com a Ambev, com isso o nosso Tricolor é o primeiro clube do Rio de Janeiro a fechar patrocínio com a Ambev, q, face à forte parceria do Tricolor com a Unimed, não terá exclusividade nas Laranjeiras. Entusiasmados com os shows da torcida Tricolor nos últimos anos, executivos da Ambev traçaram como pilares da parceria melhorias nas performances do clube e auxílio à torcida nas grandes festas por ela protagonizadas nas arquibancadas. Com apoio de marketing da grande agência de publicidade África, do Grupo ABC, de Comunicação, a Ambev investirá na fidelização da torcida tricolor à cerveja Brahma e ao Guaraná Antártica. Para isso, a imagem da Brahma será atrelada a ícones do clube como escudo, bandeira e brasão. No dia 19 de março, ocorreu uma reunião entre representantes da Ambev e representantes de sites ligados à torcida Tricolor(conheço quase todos e consegui informações importantes). O projeto apresentado seria, de fato, muito interessante se o Tricolor pudesse aproveitá-lo de acordo com sua real capacidade de mercado. Mas, infelizmente, parece não ser o caso, pois quem dirige o Fluminense não sabe sua real capacidade de mercado. Em um momento favorável a investimentos no esporte (não só no futebol, como nos esportes olímpicos afinal de contas vamos sediar a Copa de 2014 e as olimpíadas de 2016), o Fluminense assinou uma parceria por valores até discutíveis se considerarmos o faturamento mensal e as contrapartidas a q o clube é obrigado. Como a área de marketing do clube sofre de uma inercia permanente, as iniciativas por menor q sejam devem ser sempre celebradas. Mas esse acordo, com prazo de cinco anos, pode eventualmente amarrar o Fluminense a um patamar menor do q conseguiria em um gestão mais competente, mas como vai gerar algum lucro, temos q sorrir em não ter prejuízo. O receio dos torcedores vem da experiência de q as últimas administrações do clube não se organizaram para pagar as despesas correntes e por jamais se planejar seriamente para o futuro e pensar apenas no hoje, terem o hábito de aceitar qualquer recurso sem melhor negociar, vide as recentes vendas a valores abaixo do mercado dos jogadores Maicon e Wellington Silva. Torcemos para q o engajamento da torcida Tricolor ajude a melhorar a parceria, assim como achamos muito positiva a iniciativa da Ambev com o Fluminense. Mas não podemos fechar os olhos para uma triste realidade: o clube não está apto para negociar no mercado do esporte e entretenimento. Essa lacuna, percebe-se, foi assumida claramente pela Ambev, não pelo próprio Fluminense, visto o encontro com representantes de importantes sites de torcedores tricolores ter sido na empresa, não no clube, e sem a presença de seus representantes da área de marketing. O clube, q não assume a frente da parceria com seus fiéis clientes, precisa q movimentos nesse sentido venham de fora, a partir de interesses comerciais de terceiros, não próprias no sentido de fidelizar e criar ações conjuntas com a sua grandiosa torcida. Em resumo, o sucesso do projeto e da parceria, hoje, está nas mãos da melhor e mais bonita torcida do mundo. Vem tbm aí um bar temático do Fluzão. Entre os muitos benefícios oferecidos pela parceria está a reformulação integral do Programa Sócio-Torcedor, q passará a ser organizado pelo Marketing da empresa, vez q, na discussão do contrato, falou-se sobre a perda da credibilidade deste projeto, mal organizado em seu formato original. A partir da venda de produtos com as marcas Flu/Ambev, torcedores, via internet, terão a oportunidade de decidir também em q setor/ação do clube o dinheiro deverá ser empregado. Xerém, piscinas, aparelhagem de musculação aos atletas, materiais para a torcida em grandes jogos são algumas das opções desta novidade, q, claro, dependerá do valor aplicado na compra de determinado produto. Se depende de nós torcedores o sucesso parece ser certo!

"Vamos Fluzão, Vamos Ganhar!"

Saudações Tricolores,

Nenhum comentário: